Notícias

sexta-feira, 27 de março de 2015

Famílias da zona rural de SFI são contempladas com saneamento sustentável

Pelo menos 200 famílias que residem no assentamento de Tipiti, situado na localidade de Morro do Bode, zona rural do município de São Francisco de Itabapoana, foram contempladas com o saneamento rural. A ação é do programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, em parceria com prefeitura de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. 

A solenidade de inauguração, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), contou com a presença do Deputado Estadual e Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, o Deputado Estadual e presidente da comissão de Agricultura da Alerj, João Peixoto, o prefeito, Pedrinho Cherene, o vice prefeito, Amaro Barros, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades. 



Com certeza há muita gente perguntando o porquê inaugurar fossas sépticas, por isso vale destacar que a Secretaria Estadual de Agricultura este ano completará 90 anos e nunca houve um programa de saneamento rural. É um mérito muito grande nesses próximos dois anos seguintes, 2015 e 2016, entregarmos mais de 18 mil fossas sépticas no estado. Este trabalho é escondido, mas traz muitos benefícios, um deles é impedir que haja mortalidade infantil, destacou o Secretário Estadual, Christino Áureo. 

O saneamento é uma das ações do Rio Rural para o desenvolvimento sustentável. Ao todo, o programa já investiu R$ 8,5 milhões na implantação de cinco mil unidades de fossas sépticas biodigestoras, que foram criadas pela Embrapa com o objetivo da destinação adequada dos dejetos, evitando a poluição e o desperdício da água. Elas estão sendo instaladas em microbacias de 24 municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana.

Na ocasião, o prefeito Pedrinho Cherene enfatizou a importância do saneamento rural nas residências como uma melhoria de qualidade de vida e aproveitou a oportunidade para entregar ao Deputado Estadual e Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, um decreto de emergência para o enfrentamento da estiagem no município. 

Preocupados com a seca na nossa região desde que começou, como registro, estamos entregando, nas mãos do secretário, este documento que foi redigido no início desse mês, com a contribuição de todas as secretarias, em especial as de Agricultura e Defesa Civil. A nossa intenção é que esse estado de emergência seja homologado a nível estadual e federal , e, logo possamos receber mais recursos para amenizar os prejuízos, ressaltou

O Deputado Estadual e presidente da comissão de Agricultura da Alerj, João Peixoto, destacou o seu reconhecimento pelas ações que a prefeitura tem realizado em parceria com o governo do Estado para ajudar a população nesse período de seca. Temos que nos conscientizar que os prejuízos que a população vem sofrendo por conta da seca não é culpa do prefeito, mas da natureza, já que não chove há um bom tempo em São Francisco , disse.
































0 comentários:

Total de visualizações

Seguidores

Top Ad 728x90