Notícias

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Roda de Saberes em SFI discute a agricultura da região

Abordando a temática : “ A agricultura em São Francisco de Itabapoana e as expectativas de avanço para o futuro”, foi realizada, na noite desta segunda-feira (14), na Escola Municipal Manoelina de Souza Rodrigues, na localidade de Travessão de Barra, a 1º Roda de Saberes, como atividade do Programa Projovem Campo - Saberes da terra, que funciona no município com a finalidade de elevação da escolaridade, a qualificação profissional e social de jovens agricultores familiares, entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever, mas não tenham concluído o ensino fundamental.
Em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca e Assistência Social, o evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, a qual aderiu o programa há um ano.
Na ocasião ocorreu trocas de conhecimento entre os participantes: alunos, professor, diretor, representantes das secretarias municipais de Agricultura e Promoção Social, presidente de Associação de Moradores e o prefeito Pedrinho Cherene.
“É de suma importância compartilhar experiências de vida para fomentar ideias inovadores em prol do progresso da agricultura da região, uma vez que é a principal fonte de renda do município sanfranciscano. Nesse sentido, vale destacar que o governo municipal, por meio da SMEC, vem sempre oportunizando momentos de produção de conhecimento para um futuro melhor ”, ressaltou o prefeito.
O projeto ProJovem Campo – Saberes da Terra proporciona a formação integral ao jovem, potencializando a ação dos jovens agricultores para o desenvolvimento sustentável e solidário de seus núcleos familiares e suas comunidades por meio de atividades curriculares e pedagógicas, em conformidade com o que estabelecem as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo – Resolução CNE/CEB Nº 1 de 03/04/2002.
O agricultor Kevin dos Santos, morador da comunidade de Ladeira das Pedras, é um dos alunos do Projovem, que já atua no município, plantando, colhendo e produzindo polpa de frutas. “Com certeza depois que entrei no Projovem minha vida mudou, pois melhorei a minha escrita e leitura, ampliando a minha visão de mundo, principalmente com relação ao empreendedorismo agrícola” , contou.

0 comentários:

Total de visualizações

Seguidores

Top Ad 728x90