Notícias

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Agricultura de São Francisco divulga balanço positivo de 2015

Secretaria se destaca na prestação de serviços e no uso de novas tecnologias

A secretaria de Agricultura de São Francisco de Itabapoana divulgou nesta sexta-feira (15/01), relatório sobre as atividades do órgão, no setor Agropecuário, no ano de 2015. Tendo pequenos produtores como principal alvo, as atividades se concentraram principalmente nos atendimentos médicos veterinários e no Programa Municipal de Inseminação Artificial (Promia). Já são 13 pequenos produtores cadastrados no Promia e os primeiros animais frutos da inseminação já começaram a nascer com previsão de ampliar o número de nascimentos agora em janeiro de 2016.

O Programa de Tanques Comunitários de Resfriamento de Leite também tem feito bastante sucesso. Já são cinco comunidades atendidas pelo Programa (Pingo Dágua, Alegria dos Anjos, Lagoa Feia, Santa Clara e Ladeira das Pedras). Mais de 400 mil litros de leite passaram pelos 05 tanques em 2015. E o que é mais importante com índice de perdas quase ao nível zero. “Era comum o leite estragar quando havia atrasos do caminhão. Agora temos a garantia de que nosso leite está devidamente conservado e sem prejuízos”, comemora a produtora Raquel Lima, de Alegria dos Anjos.

Outro destaque da secretaria é o serviço de atendimento técnico e médico veterinário. Um técnico e um veterinário se revezam no atendimento aos produtores com diferentes tipos de procedimentos tais como: partos, cirurgias, consultas, exames de toque, medicação e etc. Além disso, a secretaria não se descuida com as campanhas de imunização. Mais de 200 produtores foram atendidos com a vacinação dos rebanhos bovinos em 2015; um total de 9 mil animais vacinados contra febre aftosa e secretaria adquiriu ainda 1.000 doses de vacinas contra a brucelose. De setembro a dezembro 36 produtores já foram atendidos com a vacinação de brucelose em seus animais.





O secretário de Agricultura, Edmar Henriques, comemorou os resultados, mas disse que é preciso ampliar cada vez mais os atendimentos. “Apesar das dificuldades consideramos o resultado de 2015 muito positivo. Mas temos que fazer muito ainda pelos produtores. Nossa meta é ampliar estes programas e atendimentos em 2016. Temos um município muito extenso que dificulta o trabalho, mas nós não nos intimidamos com isso e vamos encarar este desafio”, finalizou Henriques.

Fonte:
Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Total de visualizações

Seguidores

Top Ad 728x90