Nesta terça-feira (15/05), foi iniciada a 1ª operação de transbordo através de um navio classe VLCC (Very Large Crude Carrier, que está entre os maiores do mundo), no Porto do Açu.
As operações com este tipo de embarcação apenas se tornaram possíveis devido ao investimento de R$ 400 milhões, realizado no ano passado, com as obras de dragagem que levaram a profundidade nominal do terminal para 25 metros.
O T-OIL é desenvolvido pela Açu Petróleo (parceria da Prumo Logística e a Oiltanking) e é o único terminal privado brasileiro com capacidade para receber navios classe VLCC. Hoje, o Brasil já exporta o equivalente a 1 milhão de barris de petróleo por dia, e mais de dois terços deste volume é exportado utilizando-se navios dessa classe.
No T-OIL, a operação de transbordo é realizada em área abrigada por quebra-mar, possibilitando uma operação rápida e segura, com eficiência e redução no custo final para os clientes, o que aumenta a competitividade do petróleo brasileiro. A operação conta com um navio atracado e o outro a contra bordo, ambos cercados por barreiras de contenção a derrame no mar. Este tipo de operação permite maior segurança no transbordo durante todas as estações do ano.
Os navios petroleiros da classe VLCC estão entre os maiores do mundo, com capacidade de armazenamento de até 2 milhões de barris de óleo cru.
Hoje o Brasil já exporta o equivalente a 1 milhão de barris de petróleo/ dia, sendo que mais de dois terços deste volume é exportado utilizando-se navios da classe VLC
O Terminal, que está licenciado para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia, também inclui uma área licenciada para o futuro investimento em armazenamento e tratamento de óleo cru. A futura construção da unidade de tratamento de petróleo com tanques de armazenamento irá contribuir na atração de outros clientes, que também necessitem deste tipo de serviço para consolidar seus produtos antes da venda.
Fonte: Ascom
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