A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, realizou nesta sexta-feira (26) a licitação para o serviço de transporte coletivo que vai atender os distritos do município no novo sistema de transporte.
As linhas distritais serão atendidas por vans e micro-ônibus que levarão os passageiros até terminais próximos à área urbana. A área urbana será atendida pelas empresas de ônibus.
Segundo a Prefeitura, para participar do processo de licitação é necessário ser pessoa física com experiência anterior no transporte de passageiros e será avaliada, ainda, a idade do veículo, presença de multas na Carteira de Habilitação. Além da participação em cursos voltados ao aperfeiçoamento no transporte de passageiros.
A proposta do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) é implantar o sistema tronco-alimentador, que terá seis terminais de integração, um para cada região.
"A licitação é o primeiro passo. Preencheremos, através dos permissionários individuais, as linhas alimentadoras que atenderão a toda área distrital. Nela reside cerca de 30% da população que depende diariamente do transporte e há muito tempo não tem um serviço de qualidade", disse o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha.
A ligação entre as linhas tronco (ônibus) e linhas alimentadoras (vans e micro-ônibus) será feita pelo Cartão Integração e sem custo adicional para o usuário.
Segundo o IMTT, a implementação do novo modelo está sendo feito de forma gradativa. O resultado da licitação será publicado no Diário Oficial e o início da implantação do novo modelo acontece no final de maio e início de junho.
Já os terminais de integração, que darão cobertura à população, começarão a ser instalados também no mês de maio.
Felipe Quintanilha explicou que o Cartão Integração funcionará como cartão de bilhetagem e poderão ser adquiridos tanto no próprio veículo de transporte como nos postos de venda que estarão localizados em pontos estratégicos, para aquisição pelos usuários do transporte público.
Os locais exatos de venda destes cartões serão devidamente divulgados em data anterior a efetiva implantação do novo modelo de transporte.
Novo sistema de transporte público
Campos tem cerca de 500 mil habitantes e 4 mil quilômetros quadrados de área. O perímetro central, com 1,5% da área total do município, concentra 72% de toda a população (360 mil habitantes), enquanto os distritos, com 98,5% da área do município, concentram 28% da população (140 mil habitantes).
Os passageiros da área central serão atendidos pelas empresas de ônibus e as áreas mais distantes passarão a ser atendidas pelo transporte alimentador com vans e micro-ônibus.
Para que esta integração seja feita, o município foi dividido em seis áreas, e cada uma terá um terminal, onde o passageiro poderá trocar de veículo. Os terminais serão Bela Vista, Cepop, Dical, BR-356, RJ-158 e Shopping Estrada.
De acordo com o edital de licitação, a permissão para operar o sistema alimentador com vans e micro-ônibus será concedida a pessoas físicas, similar ao que acontece com os taxistas que atuam no município. O prazo de concessão será de 10 anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
Seis terminais ligarão seis regiões do município com a área central. Os distritos de Mussurepe, Santo Amaro, São Sebastião e Tocos ficam no setor A; o setor B é composto por Martins Lage (Venda Nova e Campo Novo); no setor C estão Santa Maria, Santo Eduardo, Morro do Coco, Vila Nova e Travessão; o setor D compreende Três Vendas e Sapucaia; o setor E, Santa Cruz; o setor F é Ibitioca, Serrinha, Dores de Macabu.
















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