O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (20) que vai assinar a nomeação de Denise Pires de Carvalho como reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Será a primeira vez que uma mulher comandará a Reitoria da UFRJ, que completará 100 anos em 2020.
A professora foi indicada após consulta eleitoral em abril na comunidade universitária, que enviou uma lista tríplice ao Governo Federal.
A afirmação foi feita durante a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Industrial na sede da Firjan, no Rio de Janeiro. A confirmação da indicação acadêmica para a reitoria é tradição desde governos anteriores, mas não é uma obrigação legal.
Perfil
Denise Pires Carvalho foi escolhida pela comunidade acadêmica em primeiro turno da consulta eleitoral, com 9.427 votos, e confirmada pelo colégio eleitoral da instituição. Ela é professora do Instituto de Biofísica (IBCCF) da UFRJ, leciona nos cursos de graduação da área da saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas-Fisiologia.
Foi orientadora na turma fora de sede da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e no mestrado profissional da UFRJ para formação científica de professores de Biologia. Médica formada pela UFRJ com diploma cum laude (coeficiente de rendimento acumulado acima de 8), possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica), ambos pelo IBCCF/UFRJ.
Tem pós-doutorado pelo Hôpital de Bicêtre (Paris) e pelo Universitá Degli Studi di Napoli (Itália). Já foi diretora e vice-diretora do IBCCF/UFRJ, coordenadora acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1/UFRJ), além de diretora adjunta de graduação e pós-graduação.
Junto com o nome de Denise, foi indicado pela chapa 10 (#ufrjvaiserdiferente) o nome de Carlos Frederico Leão Rocha para vice-reitor. Ele é professor associado do Instituto de Economia (IE). É pesquisador na área de Economia Industrial e da Inovação e atua no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRJ.
Graduado em Ciências Econômicas, é mestre e doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia, sendo as três formações pela UFRJ. Tem pós-doutorado pela Università degli Studi di Siena (Itália) e pelo Institute for High Technology - Universidade das Nações Unidas (Holanda). Foi diretor do IE/UFRJ e vice-presidente da Adufrj, associação de docentes da Universidade. Além disso, atuou como membro do Comitê Técnico do Plano Diretor da UFRJ e representante do Conselho de Ensino para Graduados (Cepg).
















0 comentários:
Postar um comentário