Notícias

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Encontro Municipal de Cultura de São Francisco de Itabapoana para elaboração do Plano Municipal de Cultura

Nesta segunda- feira, dia 25, às 13h, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana, que fica na avenida principal do centro da cidade, aconteceu Encontro Municipal de Cultura de São Francisco de Itabapoana. O evento contou com a presença de pessoas ligadas às artes, cultura popular, e organizações não governamentais.
O Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de São Francisco, juntamente com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro  debateu com os participantes os rumos da cultura no Município.
Na ocasião será apresentado um modelo do Sistema Municipal de Cultura para debate e modificações e elaboração o Plano Municipal de Cultura para São Francisco de Itabapoana.
“O Plano Municipal de Cultura tem o objetivo central de alinhar a política cultural de São Francisco de Itabapoana com as do Estado do Rio de janeiro e do Governo Federal. Assim, vai viabilizar a liberação de recursos para o município. Desta forma, cria-se uma unidade nacional da gestão cultural no país, respeitando-se as identidades regionais de cada cidade”, disse o Diretor de Departamento de Cultura Edinho Martins.
O Prefeito Pedrinho Cherene, que recentemente assinou um termo de adesão ao SNC (Sistema Nacional de Cultura), ressalta a importância da elaboração do Sistema Municipal de Cultura.
“Esse sistema é um instrumento de gestão de médio e longo prazo, no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais com base em programas, projetos e ações garantidas por lei e que vão além da vigência de um mandato temporário. Trata-se, portanto, de uma ferramenta de planejamento estratégico, de duração de 10 anos, que organiza, regula e norteia a execução da política municipal de cultura”, explicou o prefeito.

A Secretária de Educação e Cultura, professora Kátia Regina, lembra que com essa estrutura, o cidadão terá o espaço de participação, porque o sistema age por meio dos conselhos e das conferências, que contam com a participação da sociedade e comunidade artística para a formulação, acompanhamento e aplicação das políticas de cultura.

1 comentários:

Clair Castro disse...

MUITO BOM O ENCONTRO DA CULTURA,MUITO BEM REPRESENTADO PELAS COMUNIDADES LOCAIS,EXPONDO CADA UMA, SUAS NECESSIDADES PARA QUE SE VISLUMBRE UM FUTURO PROMISSOR PARA O NOSSO MUNICÍPIO!!!PARABÉNS AO PREFEITO PEDRINHO cHERENE E A SECRETARIA DE EDUCAÇAÕ E CULTURA!!!!

Total de visualizações

Seguidores

Top Ad 728x90