Notícias

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Parceria para ajudar proprietários da zona de amortecimento da Estação de Guaxindiba

Através de parceria com a empresa Ambientagro Engenharia, que presta serviços ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, São Francisco de Itabapoana (SFI) está trabalhando com o projeto de levantamento de áreas na zona de amortecimento da Unidade de Conservação da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba dentro do Programa de Regularização Ambiental (PRA). O objetivo é mapear georreferenciando as propriedades e simultaneamente levantar as demandas ambientais necessárias.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil está auxiliando no município a equipe por intermédio da identificação das propriedades e seguindo os contatos para assegurar o trabalho da empresa”, revelou o secretário da pasta, Ilzomar Soares, acrescentando:

“Neste levantamento estará constando em benefício do município áreas que estão degradadas que irão, em parceria com o Estado, receber o Prad (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas)”, explicou.

Programa – Desde novembro do ano passado, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através da Gerência do Serviço Florestal (Gesef), iniciou o Projeto “CAR nas UCs”, que consiste na elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos imóveis rurais localizados no interior e na zona de amortecimento das Unidades de Conservação (UCs) Estaduais, financiado com recursos da Câmara de Compensação Ambiental (CCA), operado pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio) e executado pela Ambientagro Engenharia.

O CAR é um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais e tem a finalidade de reunir as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Esse cadastro é o primeiro passo para a obtenção da regularidade ambiental do imóvel, sendo as informações cadastradas, recebidas, integradas e gerenciadas pelo Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).


A inscrição do imóvel no CAR, além de cumprir a obrigação legal, garante inúmeras vantagens aos proprietários/possuidores, tais como: comprovação de regularidade ambiental do imóvel; segurança jurídica; acesso ao crédito agrícola; potencial como instrumento para planejamento do imóvel rural e acesso ao PRA.

Ascom SFI

0 comentários:

Total de visualizações

Seguidores

Top Ad 728x90