Notícias

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Saúde promove treinamento sobre combate ao mosquito da dengue

Dentro das ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana (SFI) relacionadas ao combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, agentes comunitários participaram de treinamento ao longo desta quarta-feira (12). A capacitação foi realizada na Câmara dos Vereadores.
O momento foi conduzido por técnicos do Ministério da Saúde, que atualmente estão cedidos à Secretaria de Estado de Saúde. Eles abordaram, entre outros tópicos, métodos de conscientização, além de dados referentes ao inseto transmissor da dengue, chikungunya e zika.

“O mosquito é inteligente e espalha seus ovos por vários locais para, desta forma, perpetuar a espécie”, explicou Alessandro Lessa, que possui 25 anos de experiência na área. Ele esclareceu que os agentes comunitários usam o tratamento técnico, quando em visita a um local são identificados objetos vulneráveis ao acúmulo de água.

Lessa salientou ainda que, anualmente, 725 mil pessoas morrem no mundo vítimas de doenças transmitidas por mosquitos.

Paralelamente, o técnico Luiz Carlos afirmou aos presentes que “com nosso empenho, não vamos deixar que esse vetor continue a disseminar o vírus”, que provoca, na opinião dele, um grave problema de saúde pública no país. Ele lembrou que SFI conta desde terça-feira (11) com ação de controle químico, através do carro fumacê. O veículo deve passar por três regiões do município nesta semana.

Para o coordenador municipal de Atenção Básica, Carlos Henrique da Silva, o treinamento trouxe “uma informação melhorada”, importante para o auxílio do controle de propagação do mosquito.

Mais ação — Nesta sexta-feira (14), a prefeita Francimara Barbosa Lemos vai se reunir com secretários municipais para planejar um mutirão. A expectativa é que cerca de 32 mil imóveis sejam visitados pelos profissionais.

Ascom SFI


0 comentários:

Total de visualizações

Seguidores

Top Ad 728x90